Natti, Paulo Laerte [Orientador]Paes, Liliam Aparecida Alves2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógicaMatemáticaEstudo e ensinoModelagem matemáticaEducação matemáticaNúmeros complexosMathematicsMathematical modelsMathematics educationComplex numberStudy and teachingNúmeros complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricosDissertação