Pascolati, Sonia Aparecida VidoNovais, Francielle Bianquini de2024-10-312024-10-312024-01-23https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18359Partindo da constatação de que os papéis sociais de gênero tais como definidos pelo patriarcado têm impacto nas relações entre meninas e meninos em ambiente escolar e fora dele, esta pesquisa dedicou-se a refletir sobre as questões de gênero na sociedade contemporânea e inserir múltiplos gêneros textuais em sala de aula, na perspectiva multimodal e multissemiótica, impactando, sob a ótica dos multiletramentos, no processo de des(re)construção das relações de gênero a partir da elaboração e implementação de uma unidade didática em turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no Espírito Santo. A proposta objetivou abordar e discutir papéis sociais de gênero na obra literária infantojuvenil Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, em intersecção com outros gêneros textuais multimodais, além de refletir e conscientizar, por meio de multiletramentos, sobre as consequências do machismo, da desigualdade e da violência de gênero na emancipação social das meninas e dos meninos do 9º ano de forma a impactar nas relações sociais, propiciando uma visão crítica a respeito dos papéis sociais de homens e mulheres e contribuir para a igualdade de gênero no espaço escolar e em seu entorno social. A proposta pedagógica parte da obra literária Bisa Bia, Bisa Bel, em diálogo com diferentes gêneros textuais como objetos de ensino, a saber: cartuns de Cecile Bertrand, Plantu e Cristina Sampaio; tiras cômicas de Alexandre Beck e Charles Schulz e charge de Duke como gêneros quadrinísticos; memes do Facebook de JPcolmedia e Bode Gaiato como gêneros textuais típicos das redes sociais de amplo acesso, além das peças publicitárias disponíveis no Youtube: “Pilotar fogão?” da Chevrolet Brasil e “Boys don´t cry” da White Ribbon PSA. Como aporte teórico sobre multiletramentos, utilizamos as reflexões de The New London Group (1996), Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis e Cope (2005); sobre os gêneros textuais dos quadrinhos, Ramos (2009); sobre representações de papéis sociais de gênero, Bourdieu (1999), Connell e Messerschmidt (2005), e Scott (1995); e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e o Currículo do Espírito Santo (2018). A implementação da unidade didática ocorreu entre outubro e novembro de 2023 e possibilitou a ampliação de recursos multissemióticos em sala de aula, desenvolvendo a leitura e a interpretação dos estudantes, além de promover um espaço de diálogo e construção do pensamento crítico, por meio dos multiletramentos, acerca das desigualdades de gênero e da necessidade de uma sociedade mais equânime para mulheres e homens.porMultiletramentosPapéis sociais de gêneroBisa BiaBisa BelUnidade didáticaProfletrasAmbiente escolarEnsino fundamentalEscola publicaBase Nacional Comum CurricularGêneros literáriosMachismoPapéis sociais de gênero e multiletramentos : pesquisa-ação na escolaSocial gender roles and multiliteracies : action research at schoolDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LetrasLingüística, Letras e Artes - LetrasMultiliteraciesSocial gender rolesBisa BiaBisa BelDidactic unitProfletrasSchool environmentElementary schoolPublic schoolsCommon National Curriculum BaseLiterary genresMale chauvinism