Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Oliveira, Rosangela Miola Galvão de2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14606Resumo: Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente que investiga atividades de ensino com foco nos aspectos didático-pedagógicos A investigação envolveu a pesquisadora, alunos de três instituições públicas de ensino da Rede Estadual de Educação do Paraná, professores bolsistas do projeto “A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a avaliação da aprendizagem” A pesquisa situa-se no campo dos fundamentos teórico-metodológicos da educação e volta-se para o estudo teórico do conceito de leitura na perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica Defende-se que o ensino de leitura na educação escolar tem por objetivo a desfetichização da realidade humana Para tanto, a análise da singularidade, da particularidade e da universalidade se faz necessária Por meio da análise social qualitativa, procura-se compreender essa particularidade como forma de expressão da visão global da sociedade capitalista Esta pesquisa apresenta uma abordagem lógica gnoseológica das singularidades dos envolvidos, para compreender as contradições presentes nessa mesma sociedade que forma serem alienantes e alienados Diante desta realidade, delineou-se o seguinte problema: O trabalho docente com Projetos de Intervenção em leitura baseados na corrente teórica do Materialismo pode constituir-se em forma mediadora de superação da leitura ingênua em estudantes da Educação Básica? Suscitou-se a hipótese de que o processo de ensino e aprendizagem da leitura à luz do pensamento dialético se apresenta como possibilidade para a melhoria da leitura Definiu-se como objetivo geral, analisar como os alunos percebem nos textos a existência de alguma dimensão do discurso, segundo a concepção materialista, a partir da análise do cenário no qual estão imersos os estudantes, tendo como parâmetro a prática pedagógica mediadora, desenvolvida em sala de aula com Projetos de Intervenção em leitura Determinou-se como objetivos específicos: Buscar a compreensão da formação da sociedade atual e a influência desta sociedade na educação Também, as contribuições da leitura, linguagem e literatura, para o desenvolvimento do homem Como metodologia da pesquisa participante foram realizadas Atividades de leitura crítica antes e depois da aplicação de Projetos de Intervenção em leitura, no intuito de observar as melhorias da leitura crítica dos estudantes pautadas no trabalho pedagógico mediado pelo professor e por unidades didáticas Os resultados indicam que os alunos antes da Intervenção apenas faziam a descrição de partes dos textos, sem o apontamento de possíveis dimensões, após as aulas de Intervenção, os alunos buscaram relacionar partes dos textos com as dimensões trabalhadas O trabalho pedagógico possibilitou a melhoria da leitura dos estudantes no que concerne a identificação das dimensões: sociais, políticas, econômicas, culturais, psicológicas, históricas, étnicas e outras No entanto, as justificativas apresentadas para as dimensões podem ser consideradas elementares, pois apenas apontar as dimensões não é suficiente para o entendimento de totalidade, sendo necessário o trabalho com os conceitos que as envolve Considera-se que são vários os fatores que interferem na apropriação da leitura crítica: pouco estímulo do ambiente escolar, formação docente insuficiente para o trabalho com a leitura, o crescente processo de alienação da sociedade atualLeituraLeitoresReação críticaMaterialismo históricoMaterialismo dialéticoHistorical materialismLeitura e práticas pedagógicas : possibilidades de leitura crítica na educação básicaDissertação