Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]Pereira, Liliane2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8843Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições das ações desenvolvidas em um programa de formação continuada colaborativa para a elaboração e a implementação de um projeto de letramento junto aos alunos de uma escola pública situada em zona urbana periférica na cidade de Londrina Foram seguidos os seguintes objetivos específicos: a) investigar os acervos escritos e as agências de letramento dos professores; b) descrever um curso de formação colaborativa do qual fizeram parte docentes do colégio Estadual Vani Ruiz Viessi; c) analisar os sentidos construídos nos discursos dos professores, dos alunos e da comunidade em interação nos eventos de letramento; d) descrever e analisar o processo de implementação de um projeto de letramento; e) compreender as contribuições do desenvolvimento de um projeto de letramento na escola no tocante às práticas escritas dos alunos A perspectiva teórica vinculou-se à abordagem sociocultural e etnográfica dos Estudos de Letramento (STREET, 1984, 1993, 21, 23, 212, 214; KLEIMAN, 1995) e nos pressupostos do dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN/VOLOCHINOV, [1929] 29; BAKHTIN, [1934-35/1975] 1988, [1952-53/1979] 23)Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo-interpretativista e de cunho etnográfico, em que os dados foram gerados a partir dos seguintes instrumentos: questionários; gravações; diários das reuniões e análise de documentos Quanto ao corpus de análise, constituiu-se das respostas dos professores aos questionários; dos discursos dos docentes, alunos e comunidade durante os eventos de formação colaborativa; dos diários e das produções realizadas durante o projeto de letramento Para colher os dados desta pesquisa, primeiramente, entregou-se um questionário aos professores do Colégio Vani Ruiz Viessi, a fim de obter informações sobre os acervos escritos e as agências de letramento Em seguida, foram organizadas e implementadas reuniões coletivas quinzenais com um grupo de professores, na mesma escola, tomando-se como ponto de partida um problema de interesse do grupo: o descarte irregular de lixo Por último, tendo o projeto de letramento como elemento integrador, foram descritas e analisadas as atividades desenvolvidas de forma colaborativa pelos docentes e alunos no colégio Quanto aos acervos escritos e às agências de letramento dos professores, a análise dos gráficos ofereceu uma percepção mais ampla das múltiplas práticas de letramento dos docentes No que se refere aos dados sobre a formação colaborativa no local de trabalho, ao entrecruzar as vozes presentes, o principal propósito foi o de dar voz aos professores e de destacar a importância de haver nas escolas momentos de trabalho coletivo O respeito ao outro e a suas opiniões é capaz de dar suporte a uma formação pautada com (e não para) os professores Já quanto à implementação do projeto de letramento, alunos e professores se colocaram como agentes sociais, o que acabou fomentando a pluralidade cultural, uma vez que, partindo de um problema da comunidade, o conhecimento passou a ser vinculado à experiência humana, por intermédio do compartilhamento de saberes e de fazeres, da interdisciplinaridade e da transversalidade dos assuntos trazidos à tona por professores, por alunos e por membros da comunidade quando vistos como sujeitos do conhecimentoProfessores de portuguêsFormaçãoEducação permanenteProjetos de letramentoPortuguese teachersContinuing educationLiteracy projectsTraining ofFormação colaborativa de professores e projeto de letramento : um olhar reflexivo sobre a realidade dos alunosTese