Silveira, MarceloSouza, Carolina Maciel de2024-10-112024-10-112023-02-15https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18032Esta dissertação tem como objetivo auxiliar na elaboração de uma gramática pedagógica do Kaingang, com bases conceituais advindas da teoria da Gramática de Valências. O termo valência foi inicialmente adotado pelo linguista francês Lucien Tesnière, cujo conceito influenciou o desenvolvimento de modelos de gramática de dependência na Europa e na Rússia. Este estudo é embasado na Gramática de Valências e contribui para a descrição da estrutura da Língua Kaingang, utilizando-se do contraste com a Língua Portuguesa. Assim sendo, descrevemos a estrutura da língua Kaingang à luz da Gramática de Valências e suas relações de dependência, contrastando com a Língua Portuguesa, para contribuir com a elaboração de uma gramática pedagógica da Língua Kaingang.porKaingangGramática de ValênciasGramática PedagógicaLinguística ContrastivaA gramática de valências e a língua Kaingang: um contraste com a língua portuguesaThe valency grammar and the Kaingang language: a contrast with the Portuguese languageDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaKaingangValency GrammarPedagogical GrammarContrastive Linguistics