Silva, Ana Lúcia da [Orientador]Yamamoto, Tiago Aparecido Shigueo Umeki2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9082Resumo: Neste trabalho oportunizamos ao professor duas propostas didáticas sobre probabilidade e uma aplicação do Paradoxo de Monty Hall A primeira proposta é Tiro ao alvo triangular e probabilidade geométrica, que foi elaborada durante as orientações deste trabalho A segunda proposta é Abordagem lúdica do problema do macarrão – Desigualdade Triangular , que foi aplicada via oficinas em eventos relativos ao PROFMAT e OBMEP, e no II Encontro Paranaense do PROFMAT na UTFPR-Curitiba/PR Em ambas propóstas, utilizamos como base o Problema do Macarrão, que faz uma ponte entre Probabilidade e Geometria Estudamos o Paradoxo de Monty Hall e o demonstramos via Teorema de Bayes, em seguida o aplicamos na resolução de questões do vestibular da UELMatemáticaProbabilidadesProbabilidades geométricasProblema de Monty HallTeoria Bayesiana de decisão estatísticaMathematics - Study and teachingProbabilitiesGeometric probabilitiesMonty Hall problemBayesian statistical decision theoryAtividades criativas para o ensino de probabilidade e geometria : o paradoxo de Monty Hall, o problema do macarrão e suas aplicaçõesDissertação