Gallo, Alex Eduardo [Orientador]Kaiser, Fabiana Albertim2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14181Resumo: Este trabalho contempla dois artigos construídos durante o programa de pós-graduação em análise do comportamento e foram realizados a partir das experiências da pesquisadora com as famílias do Programa Bolsa Família No primeiro artigo, as contingências estabelecidas pelo PBF, que buscam controlar o comportamento de seus beneficiários, foram descritas e foi feita uma crítica a partir de hipótese formulada com base em resultados de pesquisas Realizou-se um resgate de publicações sobre regras a partir da análise do comportamento e as características do PBF e ambos os conceitos foram correlacionados em análise Enquanto agência controladora o Governo faz uso de leis que determinam os comportamentos mais adequados aos seus governados, estabelecem as contingências em vigor e possíveis punições para o seu não cumprimento O PBF é uma estratégia do Governo para reforçar comportamentos adequados da população, como frequentar a escola Contudo, concluiu-se que esse comportamento pode se tornar insensível às contingências naturais quando as pessoas passam a seguir a regra independente das consequências almejadas: ter maior escolaridade e qualificação profissional O segundo artigo realizou um estudo de caso a partir da implementação de um programa de intervenção para o treino de habilidades parentais em famílias em descumprimento de condicionalidades do PBF, por motivo de baixa frequência escolar entre adolescentes e que houvesse alta incidência de conflito familiar Foram selecionadas duas famílias para a intervenção, que foi realizada no domicílio das mesmas, a partir da proposta de Gallo e Williams (21) Foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados: entrevistas semi-estruturadas em mães e adolescentes; Inventário de Estilos Parentais - IEP (Gomide, 26) em 3 momentos: pré e pós-intervenção e follow up após 3 meses Esta consistiu em 8 sessões, realizadas separadamente com cada grupo familiar Os temas das sessões foram: estratégias de autocontrole e relaxamento em situações de estresse familiar; definição e exemplos de práticas parentais positivas e negativas; definição e treino sobre como analisar contingências a partir de exemplos de comportamentos dos adolescentes da própria família; como estabelecer limites e exemplos de práticas parentais inadequadas e adequadas; o uso da disciplina e discussão de exemplos de práticas parentais inadequadas e adequadas; avaliação do programa junto as mães das famílias na última sessão Os resultados obtidos demonstram que a intervenção apresentou resultados positivos, a começar pelos dados do IEP A mãe da família 1 apresentou IEP total de -8, 15 e 9, respectivamente nos momentos pré, pós-intervenção e follow up A filha da família 1 apresentou, por sua vez, IEP total de 11, 13 e 9 respectivamente A mãe da família 2 apresentou IEP total de -1, 5 e 6, enquanto que o filho da mesma família, apresentou IEP total de 3, 9 e 8, respectivamente, considerando-se o momento pré, pós-invervenção e follow up Em ambas as famílias houve o acréscimo de um repertório comportamental nas mães quanto ao estabelecimento e cumprimento de regras, instalação do diálogo como forma de negociação e resolução de conflitos, do fortalecimento de vínculos através do afeto, das atividades conjuntas e do reforço positivoAnálise do comportamentoPráticas educativas parentaisBeneficiários do bem-estar socialComportamentoRegras (Psicologia)Behavioral analysisWelfare recipientsBehaviorRulesTreino de habilidades parentais : estudo de caso com famílias em descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa FamíliaDissertação