Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]Chanan, Aline de Abreu Curunzi2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508Resumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, começamos pela verificação da perspectiva de letramento literário presente nos documentos oficiais: PCNEM, PCN+, OCEM E DCE/PR Para análise de dados pautamo-nos em Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (26), Silva (212), Soares (29), Kleiman (24), Cosson (26; 29), Ranauro (sd) e Rojo; Moura (212) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho e também do produto, ou seja, os textos dos alunos, entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológicoLíngua portuguesaEstudo e ensinoLetramento literárioLetramento digitalStudy and teachingPortuguese languageQuem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplosDissertação