Limoli, Loredana [Orientador]Batalha, Cássia Vanessa2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16226Resumo: A escola é crucial para a construção e a legitimação de quem somos É o lugar onde as crianças e os adolescentes se expõem, geralmente pelas primeiras vezes e em grande parte do dia, aos significados que constituem modos de presença no mundo e que atestam ou não as maneiras como as identidades são alicerçadas Tal afirmativa serviu de base para esta pesquisa Apoiados em uma investigação descritivo-analítica qualitativa de natureza etnográfica, buscamos compreender, a partir de animações produzidas por educandos de um cursinho popular pré-vestibular de Itu, concedidas no ano de 215 e que projetaram imaginários comuns das salas de aula, as estruturas pilares dos processos interacionais escolares Nesse sentido, também procuramos unir às reflexões algumas considerações em torno das linguagens próprias do gênero curta-metragem de animação, aliadas aos seus sincretismos e composição, discutindo como se deram (e poderiam se dar, hipoteticamente) seus usos, atuações e materialidades nas esferas formais do saber Em termos gerais, observamos que o cotidiano escolar, apesar de um complexo sistema de interações, é atravessado de forma drástica por um regime de interação do tipo programada-rotineira, maior responsável pela desatenção, frustração, desobediência e pelo não-sentido das práticas mais usuais dos estudantes, inclusive as dedicadas às tecnologias contemporâneas De tais diagnósticos surgiram proposições e referências de alguns dos problemas-chave dos processos de ensino-aprendizagem (por contraposição, soluções-chave) e encaminhamentos pedagógicos mais otimizados Para as análises, o instrumental teórico-metodológico utilizado foi o da semiótica de linha francesa Mais especificamente, a sociossemiótica Por essas vias, partimos dos textos às vivências, ao encontro de dispositivos analíticos para as práticas de ser/estar no mundo em meio às dinamicidades e condições emergenciais de sentido, nas quais os objetos adquirem significação em ato, alinhando-se ao sensívelSociossemióticaAnimação (Cinematografia)Animation (Cinematography)Interações escolares em curtas animados produzidos por alunos do Cursinho Popular de Itu : um estudo semióticoTese