Spirandelli, Claudinei Carlos [Orientador]Cardoso, Fernando Henrique2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14717Resumo: A pesquisa aqui apresentada teve por objeto os empresários comerciais e prestadores de serviço de Londrina (PR) Buscamos desde o início realizar uma compreensão sobre tais atores sociais, analisando os dados sob a ótica de importantes autores da sociologia brasileira e internacional A amostra foi composta por pequenos empresários, que possuem em seu quadro de funcionários a quantidade mínima de 1 a 49 empregados - portanto, trabalhamos exclusivamente com pequenas e médias empresas O estudo teve como objetivo identificar a percepção desses profissionais quanto ao que acreditam ser um “típico empresário londrinense” Para tal, foram utilizados como metodologia estudos de caso (com entrevista e aplicação de questionários para os indivíduos que estão à frente das referidas organizações) com análises compreensivas Finalmente, observamos em nossa pesquisa que mais da metade dos empresários da cidade eram oriundos de outros municípios e mudaram-se para Londrina para estudar ou acompanhar seus pais, instalaram-se no local e hoje são empreendedores nela vencedoresEstratificação socialEmpresáriosLondrina (PR)Social stratificationPequenos e médios empresários de Londrina (PR) : uma análise sociológicaDissertação