Perfeito, Alba Maria [Orientador]Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14713Resumo: À luz da Linguística Aplicada, esta tese de doutorado parte da hipótese de que se os professores, em sua formação inicial, apropriarem-se de uma segura fundamentação teórico-metodológica poderão elaborar/reelaborar e aplicar propostas didático-pedagógicas produtivas e significativas para o trabalho com leitura e análise linguística, por meio de textos-enunciado de gêneros discursivos da esfera literária, visando à formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em desenvolver e compreender o processo de apropriação da teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos e do Plano de Trabalho Docente gaspariniano, visando à didatização de textos-enunciado dos gêneros discursivos conto de fadas tradicional e conto de fadas contemporâneo, pelo professor em formação inicial, em uma universidade pública do estado do Paraná, por ocasião do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Trata-se de pesquisa-ação crítica, de natureza qualitativo-interpretativa e cunho etnográfico, que prevê a colaboração de todos os sujeitos: três acadêmicos-estagiários, integrantes do projeto de pesquisa coordenado pela professora-pesquisadora Na confluência entre a esfera acadêmica e a escolar, a pesquisa fundamenta-se, sobretudo, em duas vias teóricas – a epistemologia filosófica da linguagem do Círculo de Bakhtin e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky – e uma via metodológica: o Plano de Trabalho Docente de Gasparin (29) A seleção dos gêneros justifica-se mediante a compreensão de que os contos de fadas tradicionais contribuem para a satisfação da necessidade de ficção e fantasia (CÂNDIDO, 1972), necessárias ao desenvolvimento das crianças e adolescentes Já os contos de fadas contemporâneos, por se constituírem contrapalavras ativas e críticas aos contos tradicionais, propiciam o entendimento sobre o caráter dialógico da linguagem Nos encontros do grupo de pesquisa, de forma colaborativa, a equipe estudou as bases teórico-metodológicas arroladas e elaborou uma proposta de didatização para os gêneros estudados, implementada em turmas de nono ano do Ensino Fundamental, nas quais os acadêmicos-estagiários realizaram seus estágios obrigatórios O corpus de análise, portanto, é constituído dos seguintes elementos: a) encontros do grupo de estudos para estudo teórico, reflexão e análise dos contos selecionados; b) encontros do grupo de estudos para planejamento e elaboração da proposta pedagógica; c) Planos de Trabalho Docente elaborados; d) aulas ministradas no Ensino Fundamental; e) diários reflexivos sobre o processo de apropriação e didatização dos gêneros; f) relatórios de estágio; g) questionários aplicados aos estagiários; h) contos de fadas tradicionais e contemporâneos Por objetivar compreender de que forma e em que medida os sujeitos apropriaram-se do construto teórico-analítico adotado, a professora-pesquisadora analisou as manifestações de responsividade dos professorandos, nas interações do grupo e na construção dos diários reflexivos As atitudes responsivas dos sujeitos, por conseguinte, foram examinadas em associação com as etapas do processo de internalização Dessa forma, a pesquisa lança luzes à formação docente inicial, estabelecendo relações de interdependência entre as manifestações de responsividade e as etapas do processo de internalizaçãoProfessores de portuguêsFormaçãoContos de fadasGêneros discursivosFairy talesEra uma vez um estágio de língua portuguesa : diálogos sobre formação docente inicial, o gênero discursivo conto de fadas e suas contrapalavras contemporâneasTese