Alliprandini, Paula Mariza ZeduSantos, Deivid Alex dos2024-08-232024-08-232021-12-10https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17291Evidenciou-se, na literatura pertinente, a importância de que professores se tornem mais autorregulados por meio do uso das estratégias de aprendizagem e promovam a autorregulação de seus alunos, o que implica que eles sejam capazes de refletir sobre seus processos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processo de aprender. Vinculado ao grupo de pesquisa “Cognitivismo e Educação”, reconhecendo o importante papel das estratégias de aprendizagem autorregulatórias para a promoção de indivíduos mais autônomos e responsáveis pelos seus próprios processos de aprendizagem, nos dias atuais, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção relacionada ao ensino de estratégias de aprendizagem na autorregulação da aprendizagem de professores de uma escola pública estadual localizada no norte do Paraná. A amostra inicial foi composta por dezesseis professores do Ensino Médio, no entanto, permaneceram no estudo até a conclusão quatorze professores. A pesquisa seguiu um delineamento quase experimental cumprindo as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Os professores foram convidados a participar por livre e espontânea vontade e todos os procedimentos éticos foram adotados para dar início a pesquisa. No pré-teste, os professores responderam a uma Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), um questionário sociodemográfico e um semiestruturado com quinze questões abertas, elaboradas especialmente para esta pesquisa. Os professores participaram da intervenção no formato híbrido que durou cinco meses e foi composta por dezessete sessões de intervenção, totalizando 50 horas. A aplicação dos instrumentos no pré-teste foi realizada presencialmente e, no pós-teste, a aplicação dos instrumentos foi realizada no formato remoto, sendo estipulada uma data para que os professores acessassem o Google Meet para que os links com os questionários fossem disponibilizados e respondidos. Os resultados dos professores apontaram diferenças estatisticamente significantes para as subescalas: autorregulação cognitiva e metacognitiva, autorregulação de recursos internos e contextuais e autorregulação total da escala. As análises qualitativas do questionário estruturado aplicado aos professores confirmam os resultados quantitativos e apresentam resultados promissores, principalmente os que se referem ao maior uso das estratégias cognitivas e metacognitivas no pós-teste, entretanto, não foram encontradas diferenças significativas sobre as estratégias de autorregulação social, de planejamento, organização e de regulação emocional. Como limitações ao estudo, considera-se o número reduzido de encontros presenciais em função do contexto da Pandemia da COVID-19 e, as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das ferramentas tecnológicas utilizadas para o desenvolvimento das atividades no contexto remoto. Dadas as evidências positivas relacionadas à intervenção realizada junto aos professores em exercício do Ensino Médio, ressalta se a necessidade de mais estudos voltados para a intervenção na promoção de estratégias autorregulatórias de professores em formação e em exercício, considerados como multiplicadores no desenvolvimento da autorregulação de seus alunosporAutorregulaçãoEnsino médioEstratégias de aprendizagemFormação de professoresIntervençãoAprendizagem - AutorregulaçãoProfessores - FormaçãoIntervenção no uso de estratégias de aprendizagem autorregulatórias de professores do ensino médioIntervention in the use of self-regulatory learning strategies by High School teachersTeseCiências Humanas - EducaçãoSelf-regulationHigh schoolLearning strategiesTraining teachersInterventionLearningTeacher trainingSelf-regulation