Abbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]Urquiza, Paulo Roberto Urbinatti2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12376Resumo: O presente estudo tem como objetivo sistematizar a história de constituição da Escola Itinerante Caminhos do Saber, situada no Acampamento Maila Sabrina, Brigada Che Guevara, em Ortigueira no Paraná a partir de fontes primárias O estudo foi predominantemente qualitativo, tomando como fontes primárias a análise de documentos tais como produção bibliográfica do próprio Movimento, trabalhos de pesquisa e legislações pertinentes à temática A originalidade da pesquisa é definida pela utilização de fontes primárias que partiram da observação “in loco” no acampamento Maila Sabrina, quando estabelecemos contatos para a realização da pesquisa, e foram completadas com o registro destas observações e com a realização de entrevistas, a partir do que foi possível recuperar a memória dos protagonistas da instalação desta escola Este estudo foi importante para a preservação da história de uma escola desenvolvida no interior de um movimento social, que organiza e trabalha com camponeses sem-terra discriminados pela mídia e pelas elites Os dados coletados permitiram concluir que esta escola constitui um trabalho educacional de sucesso, apresentando uma organização própria e atendendo crianças na faixa de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, já com planos de instalação de ensino médio A dimensão didático-curricular busca contemplar os conteúdos próprios da escola pública paranaense, acrescidos de conteúdos considerados necessários para a formação social e política dos integrantes do Movimento Os resultados encontrados permitem supor que tal escola pode ser inspiradora para o enfrentamento dos problemas de escolarização de populações das cidades brasileiras, especialmente nas suas periferiasEducaçãoEducação ruralEducaçãoMovimento dos trabalhadores rurais sem terraEducationRural educationHistoryHistória da Escola Itinerante Caminhos do SaberDissertação