Ramos, Samantha Gonçalves Mancini [Orientador]Silva, Dayane Priscila de Souza2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9198Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a criação de um jogo pedagógico em formato de tabuleiro, como parte de uma sequência didática de leitura É uma ferramenta no ensino de Língua Espanhola e suas Literaturas destinada aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de Londrina Tal produto educacional foi desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual de Londrina e foi criado sob os princípios de Letramento Crítico Literário, Gamificação, bem como apresentado a partir do sistema da Taxinomia de Bloom, que estabelece níveis de aprendizagem cognitiva O objetivo é apresentar um jogo de tabuleiro baseado em literatura para ser utilizado no ensino da Língua Espanhola, detalhando sua fundamentação teórica e seu processo de elaboração O propósito do jogo de tabuleiro é o de estimular os alunos à análise crítica literária, de desenvolver as estratégias e reconhecer as dinâmicas do jogo, à resolução de desafios, além de impulsionar a oralidade, a interação e a socialização frente a aprendizagem de uma LEM Neste artigo, apresento o processo de elaboração e o produto final, tendo como base as teorias de Kleiman (28), Soares (1999), Souza e Cosson (211) e Zappone (28) que abordam letramento crítico e letramento literário Kishimoto e Gallo (27) salientam como os jogos são importantes para o processo de desenvolvimento da educação e da experiência humana Com base no produto educacional, o jogo de tabuleiro pode ser utilizado para o ensino de uma LEM, por meio da relação e do uso de textos literáriosLíngua espanholaEstudo e ensinoLiteratura espanholaEstudo e ensinoLetramento críticoSpanish languageSpanish literatureStudy and teachingElaboração de jogo de tabuleiro como atividade no ensino de língua e literatura hispânicaTrabalho de Coclusão Final