Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Mamprin, Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8440Resumo: O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo A metodologia adotada consistiu na aplicação de instrumentos de pesquisa a oito professores que atuam na docência de Ciências e Biologia, por meio de entrevistas gravadas em áudio Analisamos os resultados sob o viés do referencial de Charlot, como substrato para a discussão que se pretendeu desenvolver sobre a relação com o saber profissional dos mesmos e o uso ou não de atividades experimentais Os resultados da pesquisa demonstram que as relações estabelecidas nas três dimensões propostas por Charlot determinam, em grande parte, o uso ou não de atividades experimentais pelos professoresBiologiaEstudo e ensinoBiologiaAprendizagem experimentalCiênciaBiology - Study and teachingBiology - Experimental learningScience - Study and teachingImplementação ou não de atividades experimentais em biologia no ensino médio : as relações com o saber profissional baseadas numa leitura de CharlotDissertação