Fuji, Americo Tsuneo [Orientador]Silva, Alexandre Ferreira de Castro e2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8688Resumo: A Astronomia é uma das mais antigas ciências, e atrai a atenção de pessoas de todas as idades e gerações Ela está inserida nos documentos oficiais que norteiam o ensino nas escolas de todo o território nacional Entretanto existe uma dificuldade no que diz respeito à formação inicial do professor e quanto ao material didático, que muitas vezes apresenta o conteúdo de forma incorreta e com erros conceituais, contribuindo para a formação de concepções equivocadas Com isso o foco do presente trabalho está na representação das orbitas dos planetas do Sistema Solar em que comumente é apresentada figuras de órbitas com elipses muito achatadas (excêntricas) Para tal o presente trabalho desenvolveu-se junto a duas turmas de primeiro ano do ensino médio numa escola da rede pública de educação Com o propósito de comparar o aprendizado entre ambas as turmas, na primeira utilizou-se de duas atividades, sendo a construção de orbitas com barbante e o uso de um simulador de órbitas, enquanto na segunda foi realizada apenas a apresentação e explicação do tema utilizando o livro didático Ao final pode-se concluir que, com a introdução de recursos didático, houve uma aprendizagem significativa, mudando a percepção dos alunos sobre o real formato das órbitas dos planetas e a compreensão das Leis de KeplerAstronomiaEstudo e ensinoMaterial didáticoSistema solarMovimento no espaçoAstronomy - Study and teachingTeaching materialsSolar system - Motion in spaceOrbitas elipticas e sua real formaDissertação