Guidoni, Camilo Molino [Orientador]Sirtoli, Rafaela2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9066Resumo: O sono exerce importante função restauradora, de conservação de energia e de proteção Um indivíduo pode se adaptar a um padrão de privação do sono, porém há o comprometimento de funções cognitivas e do bom funcionamento do organismo Devido às particularidades do ambiente acadêmico, os estudantes de graduação constituem uma população de risco para transtornos mentais – inclusive os transtornos do sono Nesse sentido, o objetivo desta Dissertação foi analisar a qualidade do sono dos estudantes universitários e sua associação com variáveis sociodemográficas, acadêmicas e o uso de mídias sociais Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado por meio de um questionário online A população consistiu em estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina com matrícula ativa no primeiro semestre de 219 Dos 13339 estudantes matriculados na universidade em 219, 12536 foram considerados elegíveis para a pesquisa A coleta de dados ocorreu no período de 29 de abril a 28 de junho de 219 Realizou-se intensa atividade de divulgação por meios de comunicação diversos, além de divulgação presencial para todas as 259 turmas de graduação Utilizou-se o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) para a avaliação da qualidade do sono Foram analisadas variáveis acadêmicas, sociodemográficas e relacionadas à dependência autorreferida de mídias sociais Constatou-se que 71,1% dos 2736 respondentes atingiram escore global > 5 pontos no PSQI, caracterizando uma má qualidade do sono A má qualidade do sono se associou ao sexo feminino (Razão de Prevalência, RP: 1,171; Intervalo de Confiança, IC95%: 1,16-1,239), a estar entre o 4º a 6º ano do curso (RP: 1,114; IC95%: 1,41-1,192), a estudar no turno integral (RP: 1,159; IC95%: 1,7-1,334) ou matutino (RP: 1,195; IC95%: 1,35-1,38), a sentir-se insatisfeito com o seu desempenho acadêmico (RP: 1,366; IC95%: 1,292-1,445), ao maior tempo de deslocamento até a universidade (RP: 1,214; IC95%: 1,88-1,354), e à dependência autorreferida de mídias sociais (RP: 1,73; IC95%: 1,1-1,14) Os resultados encontrados indicam alta prevalência de má qualidade do sono, relacionada a diversos fatores inerentes ao ambiente universitário Espera-se que os resultados desse estudo possam embasar ações a nível local, além de chamar atenção para discussões mais amplas e intersetoriaisQualidadeEstudantesQualidade do sonoUniversitáriosEnsino superioraQuality sleepaMental healthaStudents higher education - Quality sleep - StudentsAssociação entre qualidade do sono e características sociodemográficas, acadêmicas e o uso de mídias sociais em universitáriosDissertação