Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Sanches, Tiago Costa2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de HistóriaHistóriaEstudo e ensinoProfessores de históriaHistoryHistoryTeacherStudy and teachingSaberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aulaDissertação