Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Oliveira, Diego Greinert de2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14982Resumo: Esta pesquisa evidencia os processos de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Estado do Paraná (28), na disciplina de Sociologia Esse documento é relevante porque é o produto de uma complexa organização que envolveu diferentes agentes e agências em sua confecção A Secretaria de Estado de Educação, por meio da coordenação da Educação Básica, convocou professores e professoras da rede pública em 23 para iniciarem a discussão do currículo de todas as disciplinas Pressupomos que haviam vários conflitos e embates na dinâmica de elaboração dessas diretrizes Sendo assim, objetivou-se compreender os processos de elaboração dessas diretrizes e de que forma os campos de contextualização e recontextualização atuaram nesse sentido, buscando observar seus conflitos e a relação entre agentes e agências A compreensão de como ocorreram os processos de formação se deram por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro sujeitos que fizeram parte dessa elaboração por dentro da Secretaria do Estado da Educação do Estado do Paraná Justificamos os quatro entrevistados pelo fato de fazerem parte de um órgão do Estado, logo, dos “bastidores” dessa produção pública Assim, analisamos o documento citado e as entrevistas com o intuito de compreender quais disputas, alianças, consensos e dissensos foram possíveis nesse processo, quais as relações entre Estado, escola e universidade Verificou-se que a dinamicidade na produção do documento foi grande e imprescindível para que os resultados finais fossem os publicados Constatou-se também que o documento, com duas edições, alcançou certa maturidade, mas o fim das discussões, após sua versão final em 28, impediu que o documento pudesse obter novos graus de discussão Considera-se que as diretrizes só puderam assumir sua forma atual pela relação Estado-escola-universidadeSociologiaEstudo e ensinoEducação básicaParanáSociology - Study and teachingNos bastidores do estado : uma análise da construção das diretrizes curriculares para a educação básica do Paraná (2008) na disciplina de sociologiaDissertação