Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador]Camargo, Murilo Crivellari2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11040Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de etiologia desconhecida, que envolve limitações de ordem social, comunicativa e comportamental Estudos recentes sugerem um aumento no número de portadores do transtorno, especialmente ocasionado pela adoção de critérios de diagnóstico mais abrangentes e flexíveis Com isso, nota-se também um aumento considerável de softwares educacionais voltados para este público, incluindo o uso de tecnologias como Realidade Virtual, Kinect, e até mesmo terapia musical Apesar deste cenário, o desenvolvimento de software para indivíduos autistas é complexo Por um lado, as diretrizes de acessibilidade digital não são específicas para o autismo e, por outro, existe uma carência de processos de desenvolvimento que contemplem a usabilidade do público TEA com plenitude Desta forma, este trabalho propõe um framework para desenvolvimento ágil de softwares educacionais voltados ao portador de Transtorno do Espectro Autista Inicialmente, realizou-se uma revisão sistemática de fontes primárias cujo objeto de estudo fosse o desenvolvimento de software educacional acessível ao público TEA Em seguida, o framework foi modelado e descrito detalhadamente, incluindo a arquitetura do processo, artefatos gerados, agentes envolvidos, entradas e saídas e documentação Por fim, apresenta-se uma investigação da integração do framework com o processo de desenvolvimento ágil adotado por um laboratório de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como a aplicação de uma avaliação qualitativa com especialistas Os resultados obtidos sugerem que o framework pode ser integrado com sucesso aos modelos ágeis vigentes, auxiliando o desenvolvimento de softwares acessíveis que de fato contemplem as necessidades e preferências do indivíduo autistaFramework (Programa de computador)SoftwareInovações educacionaisAutismoAcessibilidadeFramework (Computer program)Educational changeSoftwareFramework para desenvolvimento ágil de software educacional voltado ao portador de transtorno do espectro autistaDissertação