Torres, Mabel Mascarenhas [Orientador]Couto, Eduardo Luis2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8331Resumo: A pesquisa realizada para fins de obtenção de título de doutor tem como objeto de estudo o exercício profissional dos assistentes sociais O problema de pesquisa construído versa sobre as expressões da construção da unidade teórico-prática presentes no exercício profissional dos assistentes sociais Para tanto, analisou-se o processo pelo qual os assistentes sociais, na região de Presidente Prudente, constroem a unidade teórico-prática em seu exercício profissional O percurso metodológico da pesquisa foi constituído em três momentos No primeiro, a revisão de literatura tratou da relação teoria e prática e sua possível configuração como unidade, identificando as particularidades da discussão relacionada à referida unidade A revisão de literatura ocorreu por meio do levantamento on-line de artigos publicados em periódicos da área do Serviço Social que discutiam a unidade teórico-prática no exercício profissional O segundo momento se deu por meio de pesquisa de campo, com assistentes sociais que atuam na região de Presidente Prudente – SP A aproximação ocorreu por contatos telefônicos e de aplicativos de mensagens instantâneas, para efetivar o convite a participar da pesquisa Após o processo de aproximação aos sujeitos, foi enviado o questionário on-line, via plataforma Google Docs Foram enviados 151 questionários e obtidas 113 respostas O terceiro momento, por fim, foi a realização de entrevistas com 1 sujeitos, com o objetivo de conhecer e entender o modo como os assistentes sociais pensam e constroem as relações teórico-práticas Verificou-se que os profissionais, na operacionalização de políticas públicas e na atenção aos usuários, apresentam uma extensa gama de ações operacionalizadas no seu cotidiano profissional Respondem, também, a requisições e demandas majoritariamente vinculadas aos interesses e às necessidades institucionais dos espaços onde operacionalizam seu trabalho Na execução e no planejamento de suas ações profissionais, os assistentes sociais pesquisados entendem e consideram como determinantes do seu exercício profissional os conhecimentos das normativas das políticas públicas e sociais nas quais se inserem profissionalmente, bem como os conhecimentos para fundamentação do trabalho profissional e os conhecimentos acerca da realidade social na qual se inserem como trabalhadores Obtivemos, como achados da pesquisa, a construção da relação e da unidade teórico-prática a partir de três elementos: estabelecendo a referida relação a partir do ponto de vista pragmático; estabelecendo a partir das normativas legais das políticas públicas e sociais; estabelecendo, enquanto unidade teórico-prática, movimento e contradição entre os conhecimentos e a realidade interventivaServiço socialPráticaAssistentes sociaisPrática profissionalPracticeProfessional practiceSocial workersSocial serviceA unidade teórico-prática expressa no exercício profissional dos assistentes sociais da região de Presidente Prudente / SPTese