Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Salvadego, Wanda Naves Cocco2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10743Resumo: Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com estudantes do ensino médio Técnico em Química, do segundo e terceiro ciclo do Ensino Subsequente com o objetivo de interpretar os sentidos das gesticulações dos estudantes no laboratório de química quando estes realizam um experimento Pelos pressupostos baseados na multimodalidade representacional, o laboratório é um espaço instrucional que fornece condições para a produção da acepção dos conceitos O objetivo do uso do laboratório didático na aprendizagem científica justifica-se segundo uma dimensão cognitivista Pode-se dizer muito das atividades dos estudantes em aulas experimentais As gesticulações dos estudantes auxiliam na elaboração de significados, permitindo a expansão de sentidos, e, se consideradas dentro do processo semiótico como signos, podem ser estudadas e analisadas Como o foco desta investigação se volta para as atividades empíricas, as ações para nós têm maior importância do que os gestos As ações podem ser pensadas como uma composição temporal de gestos fragmentados que se interligam e dirigem para um determinado fim Logo, a gesticulação antes de ser comunicativa é primeiramente expressiva, o que significa dizer que são signos de natureza deliberadamente não intencionais na relação emissor e receptor A pesquisa foi realizada com base em atividade pedagógica de experimentações em físico-química e as gesticulações dos estudantes, os signos por nós analisados, estão baseados numa leitura da Teoria semiótica de Peirce Do ponto de vista da importância pedagógica, a gesticulação sintetiza duas dimensões a serem atendidas: uma cognitiva, tendo em vista seu papel auxiliar na construção do pensamento e elaboração do significado do aprendiz do que está sendo estudado; outra dimensão, de interesse deste trabalho, de natureza avaliativa processual, visto se constituir em uma linguagem que permite ao professor apreciar o significado do conhecimento do que está sendo construído pelo estudante Os resultados indicam a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que avaliamos nesta tese para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetivaQuímicaEstudo e ensinoEstudantesSinais e símbolosComunicação não-verbal na educaçãoPierce, Charles S. - (Charles Sanders) - 1839-1914 - Criticism and interpretationChemistry - Study and teachingStudents - Technical education - Signs and symbInterpretação das gesticulações de estudantes no laboratório de química baseada na semiótica de PeirceTese