Buriasco, Regina Luzia Corio deSampel, Vanessa Kishi2025-09-292025-09-292025-06-30https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18950Esta pesquisa tem como objetivo analisar relações entre o instrumento de avaliação Vaivém e o recurso do feedback no processo de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise de produções escritas, elaboradas por estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática e de um curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos de uma universidade pública. As produções foram analisadas com base em referencial teórico de Avaliação da Aprendizagem Escolar e feedback formativo. Os resultados indicam que o Vaivém, permite dialogar com os estudantes, potencializa a reflexão, a escuta, a regulação da aprendizagem e um reposicionamento subjetivo em relação ao próprio percurso formativo. O feedback, quando integrado ao Vaivém, deixa de ser uma resposta pontual e assume papel formativo que oportuniza a aprendizagem. Como contribuição para a prática docente, destaca-se a importância de utilizar instrumentos avaliativos que possibilitem o diálogo, a escuta ativa e a reflexão crítica, valorizando o processo formativo em sua integralidade.porEducação MatemáticaAvaliação da Aprendizagem EscolarFeedbackVaivémAprendizagem - AvaliaçãoInstrumentos de avaliaçãoModelagem matemáticaFormação de professoresVaivém e o recurso do feedback no processo de avaliação da aprendizagem escolar em aulas de matemáticaVaivém and the resource of feedback in the school learning assessment process in mathematics classesTeseCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics EducationAssessment of School LearningFeedbackVaivémLearning - AssessmentAssessment toolsMathematical modelingTeacher training