Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]Catarino, Bruna Garcia2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9768Resumo: A região do atual município de Cambé - PR permaneceu atrelada a uma “história oficial” até o final do século XX Por um longo período vinculou-se sua gênese histórica a tal perspectiva, nomeadamente a partir da chegada da Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP), e isso se percebe por meio da materialidade de documentos produzidos durante as atividades de um importante órgão de difusão da memória e de identidade no município: o Museu Histórico de Cambé (MHC), inaugurado em 1985 As atividades, a história e a memória difundidas por esta instituição são importantes, pois entender como a temática e a presença indígena são trabalhadas nos faz refletir como a perspectiva de mudança no ensino ocorreu e continua ocorrendo Tendo como referência tais fatos, o objetivo deste trabalho foi analisar como a temática indígena é desenvolvida e trabalhada pela ação educativa patrimonial do Museu Histórico de Cambé desde a sua fundação até os dias atuais (1985 a 219) Para isso, utilizou-se como fonte histórica os relatórios de atividades do MHC, entrevistas realizadas com atuais e ex-funcionários e atividades desenvolvidas nas décadas de 198 e 199 por alunos das escolas públicas do município, que participavam das monitorias Também foram reproduzidas as mesmas atividades aplicadas nas décadas de 198/199 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Cambé Utilizou-se como metodologia de pesquisa a História Regional, pois entender como a população do município se apropria das memórias fornecidas pela história é de suma importância para este trabalhoHistória socialEducação patrimonialÍndios da América do SulParanáHistória regionalSocial historyPatrimonial educationIndians of South AmericaRegional historyParanáE assim começou a história que já havia começado : a presença indígena e as ações educativas patrimoniais do Museu Histórico de Cambé (1985 a 2019)Dissertação