Londero, Rodolfo RoratoPosso, Lara Victória de Camargo Dal2024-10-242024-10-242024-03-27https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18222O objetivo desta pesquisa é compreender os principais valores-notícia nas publicações sobre a Covid-19 no perfil do Portal G1 no Instagram e analisar como o público online reagiu a esses conteúdos. A pesquisa apresenta os conceitos de redes sociais de Recuero e explora as escolhas editoriais utilizando os critérios de noticiabilidade da teoria do newsmaking, discutida pelos autores Felipe Pena, Mauro Wolf, Antônio Hohlfeldt e Axel Bruns. A metodologia inclui análise de conteúdo quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa determina os valores-notícia mais presentes nas publicações, enquanto a análise qualitativa permeia os comentários, analisando as reações do público a elas. Os resultados mostram que a maior parte das publicações durante o período analisado envolve o valor-notícia relacionado a figuras políticas, o que reflete diretamente o cenário político do Brasil durante a pandemia. No entanto, a pesquisa também demonstra que publicações que envolviam situações inesperadas ou curiosas foram aquelas que tiveram a maior média de comentários, mostrando o interesse do público online por temas insólitos, uma característica que perpassa toda a história do jornalismo.porNewsmakingInstagramRedes sociaisPandemiaComunicaçãoPandemia de COVID-19Publicações eletrônicasO que foi notícia no Instagram durante a pandemia : uma análise do perfil do G1 e da reação do público onlineWhat was news on Instagram during the pandemic : an analysis of the G1 profile and the reaction of the online publicDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoNewsmakingInstagramSocial networksPandemicCommunicationCOVID-19 Pandemic, 2020Electronic publications