Araújo, Angélica Lyra de [Orientador]Peretti, Rafael Magalhães Pinto2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8455Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no contexto específico de determinada escola pública londrinense, na qual desempenhei o trabalho de professor de Sociologia, com o objetivo de compreender a percepção dos alunos sobre como ocorrem os diferentes tipos de conflitos ocorridos no espaço-tempo das aulas que participam e como podem influenciar a experiência de escolarização, as relações dos alunos com o conhecimento escolar, as relações interpessoais entre os alunos e com os professores, considerando a hipótese de que os conflitos em sala de aula podem se desdobrar em violências ou em atos pedagógicos (aprendizado) As relações entre os conflitos e as violências ou aprendizado decorrentes destes em sala de aula serão investigadas a partir dos elementos fornecidos pela realização de uma etnografia estruturada pela análise de registros feitos através da observação participante e pela realização de grupos focais com os alunos Através desta metodologia almeja-se compreender as percepções sobre conflitos elaboradas por alunos desta escola e os efeitos práticos (integração/exclusão social, evasão, posição hierárquica no campo) na experiência escolar destes na dimensão do relacionamento cotidiano em sala de aula, das relações estabelecidas com o conhecimento e do desenvolvimento dos processos de aprendizagem Os resultados da pesquisa indicam que estes conflitos não podem ser ignorados e precisam ser repensados individual e coletivamente, com a necessidade de mudanças práticasConflito interpessoalProfessores e alunosPercepçãoSociologiaInterpersonal conflictTeacher-student relationshipsPerceptionSociologyMediações pedagógicas das percepções dos estudantes do ensino médio sobre conflitos no ambiente escolarTrabalho de Coclusão Final