Kienen, Nádia [Orientador]Paula, Jenifer Pavan de2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11285Resumo: O fenômeno liderança tem sido estudado há, pelo menos, um século e sob diferentes perspectivas Sobre treinamentos de líderes, há na literatura uma série de estudos que elaboraram, aplicaram ou avaliaram capacitações para esse público Porém, ainda assim, é um campo que necessita de maior sofisticação metodológica e de estudos que forneçam dados confiáveis a partir de testes empíricos A presente pesquisa foi realizada em dois estudos O Estudo 1 teve como objetivos elaborar programa de ensino para treinar líderes organizacionais a “capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho” e desenvolver instrumentos que avaliem processos de aprendizagem e procedimentos de ensino Para isso, foram utilizados procedimentos da tecnologia da Programa de Ensino para Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) Após definição do comportamento-objetivo terminal, foi realizado o procedimento de decomposição para descobrir os comportamentos-objetivos intermediários Também foram selecionados os comportamentos-objetivo para compor o programa de ensino e planejadas as condições de ensino para desenvolvê-los Por fim, foram elaborados os instrumentos de avaliação baseados nos comportamentos-objetivos do programa Como resultado, o Programa de Ensino para Líderes é composto de 23 comportamentos-objetivo, divididos em cinco módulos, totalizando aproximadamente 3 horas de capacitação (somando encontros e atividades extraclasse) Também como resultado, foram elaborados três instrumentos de avaliação: roteiro de entrevista, questionário e sondas, além da adaptação de um questionário de satisfação A partir dos dados obtidos com o Estudo 1, foi possível a realização do Estudo 2, que teve como objetivo avaliar o grau de eficiência e eficácia do programa de ensino elaborado Para isso, o Programa de Ensino para Líderes foi aplicado com cinco participantes, empresários juniores, que exerciam a função de líder Para avaliação da eficiência e eficácia do programa, antes do início da capacitação foram realizadas as aplicações dos instrumentos em pré-teste: entrevista e questionário com participantes líderes e questionário com liderados dos participantes Ao longo do programa foram aplicadas as sondas para avaliação da eficiência do programa, assim como para verificar o desempenho dos participantes após inserção dos módulos cujos comportamentos-objetivos estavam sendo avaliados Após o término do programa, foi realizado o pós-teste com aplicação de entrevista e sonda com líderes e questionários com líderes e liderados Também foram aplicados os instrumentos sonda e questionário (com líderes e liderados) em condição de follow-up para avaliar a eficácia do programa Como resultados, é possível afirmar que, de modo geral, o programa de ensino foi eficiente e eficaz no que concerne, principalmente, ao ensino das classes comportamentais avaliadas por meio dos instrumentos A realização dessa pesquisa produziu resultados relativos a procedimentos para elaboração de programas de ensino e processos de avaliação de eficiência e eficácia, não só para o Programa de Ensino para Líderes, mas para capacitações em geralAnálise do comportamentoLiderançaChefesTreinamentoBehavioral analysisLeadershipElaboração e avaliação de um programa de ensino para treinar líderes organizacionais a "capacitar os liderados para realizarem as atividades de trabalho"Dissertação