Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]Menotti, Rogéria Malacrida2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15229Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) e orientada pela Resolução de Problemas, visando o ensino de Números Racionais, em especial, os números fracionários, com foco em algumas das relações existente entre estes números Neste trabalho são propostas tarefas para trabalhar com alunos de 7º ano/6ª série que possuam noções sobre as frações possibilitando a ampliação de seu conhecimento e propiciando uma aprendizagem em uma perspectiva construtivista São apresentadas e propostas sete tarefas que tem como objetivos: estabelecer relações entre frações equivalentes, identificar e realizar simplificações; conhecer os processos que envolvem operações de adição e subtração de frações com mesmo denominador e denominadores diferentes; compreender, resolver e conhecer os processos presentes nas operações de multiplicação e divisão de frações, em diferentes contextos e em situações problemaConstrutivismo (Educação)FraçõesMatemáticaEstudo e ensinoNúmeros racionaisMathematicsConstructivism (Education)FractionsRational numbersMathematics - Problem solvingStudy and teachingFrações e suas operações : resolução de problemas em uma trajetória hipotética de aprendizagemDissertação