Buriasco, Regina Luzia Corio deCosta, Cristina Fernanda Chamussora da2025-04-232025-04-232025-03-10https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18719A presente pesquisa de natureza qualitativa, descreve e analisa as resoluções das questões de uma Prova-Escrita-em-Fases, realizada com 31 estudantes matriculados na disciplina de Estatística Descritiva em uma turma do 1º ano do curso de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Licungo, campus do Dondo, Moçambique, no primeiro semestre de 2023. A pesquisa buscou apresentar uma abordagem diferenciada para o processo avaliativo no contexto moçambicano, propondo a Prova-Escrita-em-Fases como alternativa à tradicional prova única e pontual. Essa abordagem foi analisada como estratégia de ensino e de aprendizagem capaz de oportunizar o diálogo em sala de aula. A pesquisa, seguiu uma abordagem argumentativa e explicativa, à luz da Educação Matemática Realística (RME) e em referenciais sobre a avaliação da aprendizagem escolar em matemática. O estudo incluiu a análise da produção escrita dos estudantes e das respostas a um questionário aplicado após a realização da Prova-Escrita-em-Fases. Os resultados revelaram indícios de que a Prova-Escrita-em-Fases favorece um ambiente de interação e reflexão dos estudantes sobre suas produções, além de auxiliar no desenvolvimento do lidar com as intervenções da professora, oportunizando momentos de regulação da aprendizagem. As intervenções da professora-pesquisadora possibilitaram que os estudantes apresentassem seu poder argumentativo, explicando os procedimentos matemáticos utilizados. A construção da pesquisa revelou indícios de que essa abordagem pode ser uma alternativa promissora à prova tradicional, não apenas como instrumento de avaliação, mas também como uma oportunidade de aprendizagem e prática de investigação. A análise da produção escrita da Prova-Escrita-em-Fases, à luz da RME, evidenciou que o diálogo ganha centralidade.porEducação Matemática RealísticaAvaliação da Aprendizagem EscolarProva-Escrita-em-FasesDiálogo na Sala de AulaEducação matemáticaEnsino de ciênciasEstatística descritivaEnsinoAprendizagemDiálogo - Sala de aulaProdução escrita em matemáticaQuestionáriosProva-Escrita-em-Fases : um diálogo possível na sala de aulaWritten-test-in-phases : a possible dialogue in the classroomTeseCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaRealistic Mathematics EducationLearning of School AssessmentPhased Written TestDialogue in the ClassroomMathematics educationScience TeachingDescriptive StatisticsTeachingLearningDialogue - ClassroomWritten production in mathematicsQuestionnaires