Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]Marson, Marilice Zavagli2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10068Resumo: O Programa “Paraná Fala Inglês” (PFI) foi criado em 213 como uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, objetivando capacitar agentes universitários, discentes e docentes das sete Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses para o acesso a oportunidades de mobilidade acadêmica Tal iniciativa surgiu em um momento de intensificação de políticas públicas para a internacionalização do ensino superior brasileiro Reconhecendo a importância da análise mais sistemática desse contexto, propomos compreender como o PFI pode contribuir para a internacionalização do ensino superior, tendo em vista a percepção dos participantes desta pesquisa (alunos, instrutores e coordenadora do PFI e gestoras da UEL) Para isso, vislumbramos dois objetivos específicos: a) conhecer as percepções dos participantes sobre o PFI e b) discutir o papel de políticas linguísticas para a internacionalização do ensino superior A natureza desta pesquisa é de base interpretativista O conjunto de instrumentos de geração de registros foi composto pelos documentos oficiais que regem o programa (Termo de Cooperação entre SETI e UEL, Projeto Estratégico da SETI/UGF com a UEL e o Projeto de Extensão cadastrado na IES), por questionários aos alunos participantes, à coordenadora e aos instrutores do programa, e por roteiro de conversa com gestoras da IES investigada Os resultados mostraram ser necessário replanejamento nos âmbitos institucional e pedagógico do PFI Esse replanejamento precisa considerar, primeiramente, a ampliação de suas ofertas, seja no âmbito de formas de atendimento às demandas dos diferentes grupos da comunidade acadêmica, seja no âmbito da variedade de línguas estrangeiras No âmbito institucional, a definição de uma política linguística com vistas à internacionalização do ensino superior, articulando as diversas instâncias da universidade, pode orientar as prioridades na formação da comunidade acadêmica em termos de línguas estrangeirasLíngua inglesaPolítica linguísticaEnsino superiorEnglish languageStudy and teachingEnsino de inglês e a internacionalização do ensino superior : percepções sobre o Programa "Paraná Fala Inglês" na UELDissertação