Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]Santos, Jefferson Lhamas dos2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9795Resumo: O teatro, usado como ferramenta de ensino nos contextos escolares, pode trazer grandes benefícios para os estudantes, como o desenvolvimento de outras identidades, integração de aspectos verbais e não verbais na aprendizagem, experiência lúdica e interação em grupo Os documentos norteadores para o ensino, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular, apontam, também, para a utilização de diferentes linguagens para a expressão e partilha de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produção de sentidos que caminhem para o diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar uma experiência de uso de atividades sociais de performances teatrais no ensino de língua inglesa no contexto de escola pública e evidenciar as contradições trabalhadas e as aprendizagens decorrentes dessa atividade Para a elaboração dessa proposta, foi produzida uma unidade didática que inclui técnicas e jogos teatrais baseados na perspectiva de ensino de inglês com Atividade Social (LIBERALI, 29) a fim de serem implementadas em uma sala de aula de escola pública de uma cidade do interior do Paraná Além de Liberali (29), contribuíram como construto teórico, pesquisadores na área de teatro e educação (JAPIASSU, 1888; BOAL, 1998; CEBULSKI, 27; SPOLIN, 215; KOUDELA; 215) e, mais especificamente, no ensino de línguas (MALEY e DUFF, 25; JORGE, 26; PEREIRA, 211; DUARTE, 212; PINHEIRO, 214, GOUVEIA, 214; ROSSINI, 216) Mais especificamente com relação ao uso de performances no ensino de inglês, nos apoiamos em outros autores (PRETINI, 211; MENDES, 212; PRETINI JUNIOR E MENDES, 216; LOPES, 218) No que se refere à metodologia empregada neste estudo, utilizou-se a pesquisa-ação, uma vez que o professor, com este trabalho, procura desenvolver suas estratégias de ensino Os dados para análise da implementação das atividades foram obtidos por meio de gravações, anotações do professor pesquisador e questionários No que tange ao ensino de inglês na escola pública, acreditamos que tais atividades podem servir de reflexão e alternativa para esse trabalho, promovendo um possível engajamento frente às contradições encontradas na aprendizagem de língua inglesa no referido contextoTeatroTeatro na educaçãoStudy and teachingTheaterDrama in educationEnglish languageInglês com drama : proposta de ensino de inglês com performance teatral no contexto de escola públicaTrabalho de Coclusão Final