Portes, Lorena FerreiraOliveira, Maria Clara Richter de2024-10-242024-10-242024-08-30https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18242O estudo em questão tem como tema central o debate dos Fundamentos do Serviço Social na formação graduada, trazendo como recorte o curso de Serviço Social da UEL. O objetivo do estudo é analisar a direção teórico-política e acadêmico-pedagógica que se apresentou acerca do debate dos Fundamentos do Serviço Social no curso de Serviço Social da UEL. Considerando os objetivos definidos, a pesquisa é de natureza qualitativa, de tipologia descritiva, utilizando do estudo de caso. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi realizada em três momentos: por meio da revisão de literatura, da pesquisa documental e de entrevistas realizadas com docentes. O recorte para a investigação tomou como referência o Projeto Político-Pedagógico do curso de Serviço Social da UEL revisto em 2002 e aprovado em 2004, com ratificação em 2005 e adequações curriculares em 2007, 2009 e 2013, ficando vigente até 2022. Participaram das entrevistas semiestruturadas docentes que ministram ou ministraram as disciplinas afetas à matéria de Fundamentos Históricos e Teórico-metodológicos do Serviço Social e/ou que participaram do debate da construção do Projeto Político-Pedagógico que será objeto de estudo. Ao longo do estudo identificou-se quatro elementos essenciais referente ao debate dos Fundamentos do Serviço Social, os quais foram desenvolvidos no último capítulo da pesquisa, sendo a) ausência de um debate amplo dos Fundamentos do Serviço Social durante a revisão curricular; b) a presença de uma concepção restrita e fragmentada sobre os fundamentos do serviço social; c) a presença de uma perspectiva historicista e linear na abordagem do ensino dos Fundamentos do Serviço Social; d) a defesa de uma concepção ampliada acerca dos Fundamentos do Serviço Social.porServiço socialFundamentos do serviço socialFormação profissionalProjeto Político-PedagógicoDiscussões e debatesCurrículosO debate dos fundamentos do serviço social na formação graduada em serviço social na Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) : uma análise do projeto político-pedagógico do curso (2004-2022)The debate on the foundations of social work in the graduate training in social work at the State University of Londrina (UEL-PR) : an analysis of the political-pedagogical project of the courseDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialSocial workFundamentals of social workProfessional trainingPolitical-Pedagogical ProjectDiscussions and debatesCurriculum