Marquezine, Maria Cristina [Orientador]Cianca, Fabiane Silva Chueire2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11326Resumo: A presente Dissertação de mestrado procurou investigar como a temática de altas habilidades/superdotação (AH/SD) tem sido vislumbrada pelos docentes do ensino superior, buscando conhecer, mais especificamente, qual é a percepção dos coordenadores dos colegiados dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acerca da mesma Dessa forma, procurando-se o delineamento do tema, pretendeu-se alcançar o seguinte objetivo geral: identificar a percepção dos coordenadores dos colegiados dos cursos de licenciatura da UEL a respeito de AH/SD e, paralelamente, os objetivos específicos de investigar como os docentes percebem a área de AH/SD; verificar se eles reconhecem os estudantes com AH/SD em seu curso e se, consequentemente, proporcionam um atendimento diferenciado; desvelar os mitos e ideias equivocadas inseridos no ideário dos docentes sobre a temática AH/SD Esta pesquisa descritiva, de análise quali-quantitativa, teve como participantes 14 docentes, coordenadores dos colegiados das licenciaturas Utilizou-se da entrevista com roteiro semiestruturado para a coleta de dados Estes foram submetidos à análise de conteúdo, após a sua transcrição Os depoimentos foram avaliados e, a partir deles, foram criadas três classes e 42 subclasses Os resultados indicaram que a percepção dos docentes sobre a temática AH/SD é ainda elementar, utilizam-se do senso comum ao tratar da superdotação, não reconhecem seus estudantes com potencial de AH/SD, entretanto apontam diversos indicadores, em alunos das licenciaturas em que atuam, que condizem com aqueles elencados na literatura como recorrentes em pessoas com AH/SD Constatou-se, também, que, em decorrência de um conhecimento pouco significativo sobre o tema, os docentes não são capazes de identificar os superdotados Mesmo quando se referem a alunos mais capazes, que se destacam, não acreditam que estes sejam superdotados, afirmando apenas serem estudantes esforçados Diante dessa verificação, nota-se o fato de não haver atendimento especializado para tais estudantes, pois sequer são reconhecidos como tais No que se refere ao desvelamento dos mitos, observou-se que suas concepções sobre as AH/SD estão repletas deles, especialmente, no que tange às capacidades acima da média em áreas isoladas; ao relacionamento interpessoal; ao desajustamento psicológico, entre outros Nota-se, portanto, que é preciso que pesquisas nesta área continuem acontecendo e formações sejam ofertadas, para que os docentes do ensino superior possam se desvencilhar das ideias próprias do senso comum e dos mitos que envolvem a temática Se estas ações forem colocadas em prática, acredita-se que será possível a oferta de um ensino com equidade para os alunos superdotados, também nas universidadesEducação especialAgrupamento por aptidão (Educação)Educação e EstadoPessoas superdotadasEnsino superiorSpecial educationAbility grouping in educationEducation and StateHigher educationA percepção dos coordenadores de licenciaturas da UEL sobre altas habilidades/superdotaçãoDissertação