Fonseca, Lígia FahlOliveira, Carla Brandão de2024-10-112024-10-112024-02-20https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18022Introdução: Identificar e tratar a sede de pacientes cirúrgicos tem sido um desafio. Dentre as estratégias de alivio da sede um picolé foi proposto e desenvolvido por um grupo de pesquisadores, sendo ainda de fabricação artesanal. Para difundir sua utilização no manejo da sede em larga escala nas instituições, o picolé deve ser testado enquanto produto comercial, sendo a análise sensorial uma etapa essencial dentro desse processo. Objetivo: Realizar avaliação sensorial de picolés para tratamento da sede, com diferentes concentrações de limão, com voluntários saudáveis e pacientes cirúrgicos. Método: O estudo foi dividido em duas etapas: preparo do picolé que resultou em três amostras: picolé A picolé B e picolé C, com diferentes concentrações de limão. E a etapa de análises sensoriais, que foram divididas em quatro etapas: Análise Descritiva por Ordenação (ADO), Preferência do Consumidor (PC), Aceitação (A) e Intenção de Compra (IC) foram aplicados no Laboratório de Análise Sensorial da Universidade Estadual de Londrina. Participaram dos testes voluntários de 18 a 60 anos, sendo que na (ADO) participaram 21 voluntários, tanto na (PC) quanto na (A) participaram 60 consumidores de picolé. Testes de (A) e (IC) foram realizados com 118 pacientes em préoperatório em dois hospitais do sul do Brasil. Uma ficha de escala facial de 7 pontos e outra de 5 pontos foram utilizadas para o teste de (A) e (PC), respectivamente. Um volume de 20 mL de picolés foram servidos a cada participante em cada teste sensorial. Os dados de ADO e PC foram tratados usando Friedman Para as análises do teste de ordenação, foi utilizado o teste de Friedman. Para a análise dos dados de aceitação foi aplicado a análise de variância (ANOVA), considerando o nível de significância de 5% como relevantes. A pesquisa foi submetida previamente ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina, o qual foi aprovado com o parecer número CAAE: 26118419.2.0000.5231. Resultados: pela ADO os participantes descreveram características como cor verde, sabor limão, sabor menta e sabor menta residual. Pelo PC não foi observado diferença significativa entre os picolés. A aceitação da cor apresentou as seguintes porcentagens (78,57), (77,85), (81,42) para textura (77,14), (70), (74,28) valores acima de 70%, indicando boa aceitação. Para aroma (64,28), (65), (70) e impressão global (65,12), (61,71), (63,71) valores entre 60 e 70% indicando aceitação. Para o sabor (55), (49,42), (52,28) valores abaixo de 60%, indicando pouca aceitação. Os resultados do Índice de aceitação para pacientes foi superior a 70% para cor e textura, mas para sabor foi de 67,85%. A intenção de compra foi alcançou o valor de 95%. Conclusão: Os resultados demonstram que o picolé quando utilizado com pacientes obteve resultados mais satisfatórios em relação aos voluntários saudáveis. O picolé com 5% de limão satisfez os pacientes, ou seja, foi eficaz no alívio da sede e, também foi o mais aceito entre os voluntários saudáveis. Assim, podemos sugerir que a opinião de indivíduos saudáveis pode ser considerada para nortear os resultados em pacientes.porSedeEnfermagem perioperatóriaInovaçãoComportamento do consumidorGelados comestíveisEnfermagemCuidados de enfermagemSede perioperatória - PicoléAnálise sensorial de picolé mentolado como estratégia para tratamento da sedeSensory analysis of mentholated popsicles as a strategy for treating thirstTeseCiências da Saúde - EnfermagemCiências da Saúde - EnfermagemThirstPerioperative nursingInnovationConsumer behaviorEdible ice creamsNursing carePerioperative headquarters