Muraro, Darcísio Natal [Orientador]Fucuhara, Letícia Regina dos Santos Rodrigues2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9296Resumo: Esta Dissertação analisou o problema da formação da consciência moral na educação, confrontando a perspectiva da liberdade com a do punitivismo Partiu-se da problemática: Em que consiste uma formação moral conscientizadora e libertadora em contraposição ao punitivismo, na concepção de Paulo Freire? A análise desenvolveu as seguintes ideias orientadoras: para Paulo Freire, o ser humano é inacabado, histórico e socialmente construído e suscetível de aderir às morais punitivistas que incutem valores e padrões como verdades absolutas bem como, vocacionado para tornar-se sujeito moral da práxis pela reflexão e conscientização; o diálogo democrático é uma condição existencial de libertação que contrapõe o autoritarismo que fere a liberdade do outro, na concepção Freiriana; Freire entende que a liberdade é a capacidade de conscientizar-se para problematizar o mundo e transformá-lo na perspectiva da humanização A ideia defendida é a de que a educação para a moral conscientizadora e libertadora não deve se fundamentar na cega obediência por temor à punição, mas na reflexão e construção autônoma de princípios humanizadores de alteridade e valores humanos universais O objetivo geral da pesquisa é analisar os conceitos de moral, punição e liberdade para compreender a educação ética na perspectiva de Freire De forma mais específica, os objetivos consistem em: compreender o que é uma educação moral e como Paulo Freire entende como prática ética educativa; investigar a moralidade punitivista e suas consequências no campo da educação; analisar o conceito de liberdade como base para uma educação moral humanizadora A metodologia utilizada é exploratória, de cunho bibliográfico e qualitativa no tratamento de conceitos centrais da moralidade na filosofia da educação de Freire As referências são as principais obras de Paulo Freire, Educação e atualidade Brasileira, Educação Como Prática de Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Professora sim, tia não, Política e Educação, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia da Indignação A relevância do tema se justificou pela necessidade de educar para formar sujeitos livres e autônomos em seus valores morais, de forma que desenvolvam uma consciência humanizadora e social Foi possível concluir que o pensamento de Paulo Freire fundamenta uma práxis educativa para a formação de uma consciência que vai ao encontro da humanidade, trazendo valores genuinamente humanos de respeito à dignidade, criticidade e direito à participação democrática da própria história Uma educação capaz de conscientizar sobre a própria realidade e condição, é capaz de proporcionar o diálogo e a construção social de problematizações para transformar o mundo, inicia-se então, um processo eterno de libertaçãoEducação moralConsciênciaPuniçãoLiberdadeMoral educationConsciousnessPunishmentLibertyA formação da consciência moral na perspectiva de Paulo FreireDissertação