Rezende, Maria José de [Orientador]Baraldi Junior, César Luchiari2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8658Resumo: Este trabalho apresenta uma possibilidade metodológica para o ensino e para a pesquisa na área de Ensino de Sociologia Inspirado pelas experiências desenvolvidas por Jacob Moreno, Guerreiro Ramos e Raul Rojas Soriano este trabalho desenvolveu sociodramas com jovens estudantes de uma escola de Londrina-Pr com intuito de compreeender a atribuição de sentidos dadas pelos alunos em relação às ideias de Oliveira Vianna (1938; 1939) quando este faz a defesa do autoritarismo no Brasil Em diálogo com autores como Norbert Elias, Anthony Giddens, Wright Mills e Bernard Charlot, neste trabalho os jovens aparecem enquanto sujeitos sociais, a escola enquanto instância de democratização do saber e o ensino de sociologia enquanto intrumento de promoção de autoconhecimento e conhecimento social Na forma de uma pesquisa-ação experimental realizada pelo professor na condição de observador participante, estão aqui relatadas e analisadas uma sequencia de doze aulas em que os jovens puderam expor, por meio de suas falas, produções textuais e dramatizações, os sentidos que atribuem para o autoritarismo estudado, a prática sociodramática e para suas próprias vivências sociais Ao final, concluiu-se que as experiências sociodramáticas contribuiram para uma mobilização maior dos estudantes para com os saberes escolares na medida em que possibilitaram aos (às) alunos (as) demonstrarem raciocínios sociológicos, além de oferecerem ao professor pesquisador a chance de compreender aspectos da subjetividade dos (as) estudantesSociologiaEstudo e ensinoSociologiaSociodramaEnsinoStudy and teachingBrazilSociodramaMethodologyTeaching - SociologyExperiências de ensino voltadas para a construção sociodramática do aprendizado de conteúdos de sociologia brasileiraTrabalho de Coclusão Final