Melo, Leonimer Flávio de [Orientador]Archela, Alex2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9016Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre técnicas de controle de velocidade e torque, identificação de sistema pela utilização de métodos gráficos e numéricos, levantamento de parâmetros de um motor em corrente contínua, voltados para a aplicação em veículos elétricos de rodas motorizadas independentes O sistema apresentado é composto por uma roda suspensa acionada por um motor o qual é controlado por um sistema embarcado Para execução dos experimentos e análises utilizou-se o sistema em hardware-in-the-loop, que possibilita a prototipagem rápida dos sistemas de controle Os resultados teóricos e experimentais são apresentados em forma de gráficos, tabelas e discutidos quanto ao desempenho de cada uma das técnicasVeículos elétricosPneusTraçãoMotores elétricos de corrente contínuaKalman, Filtragem deElectric vehiclesTraction of tiresDirect current machineryKalman filteringTécnicas de modelagem, estimação de parâmetros e controle embarcado aplicados em veículos elétricos com trações traseira independentesDissertação