Silva, Rafael Bianchi [Orientador]Sousa, Dandara Peraro de2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9251Resumo: Nesta Dissertação , buscamos olhar para a formação profissional para além do atual movimento tecnicista pautado em objetivos de transformação da natureza com fins predeterminados Ao enxergamos como um processo contínuo e inacabado que envolve elementos dos estudos formais e também do histórico de vida, voltamos nosso olhar para as experiências cotidianas e o significado singular destas Tivemos por objetivo geral compreender como as experiências de vida de assistentes sociais trabalhadoras do SUAS influenciaram a formação e atuação profissional das mesmas Para tanto, realizamos uma exploração dos conceitos de formação e experiência para melhor definir o escopo da pesquisa e descrevemos as experiências de vida relatadas pelas entrevistadas Nesse processo, buscamos dar ênfase às histórias de vida para além dos conteúdos teóricos Por este motivo, o referencial esteve presente como um pano de fundo como sustentação da discussão sobre as temáticas trazidas pelas entrevistadas Enquanto metodologia, realizamos uma pesquisa fenomenológica-empírica amparados em trabalhos como os de Giorgi & Sousa (21); Feijoo & Goto, (216); Goto, Costa & Schievano (219) Como estratégia de pesquisa utilizamos a redução fenomenológica, que tem por enfoque o fenômeno e a essência das experiências vividas pelas pessoas Uma entrevista aberta com apenas uma pergunta promotora do assunto foi o instrumento de pesquisa de forma a dar liberdade para as participantes trazerem o que consideravam de mais importante dentro da temática O campo de estudo foi o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) Colaboraram com a pesquisa cinco profissionais que atuam na Assistência Social na região de Londrina desde o início de sua formalização enquanto política pública O procedimento de coleta de dados contou com quatro etapas: estabelecimento do sentido geral das entrevistas; divisão de unidades de significado; transformação das unidades de significado em expressões de caráter psicológico e por fim a identificação dos constituintes essenciais da experiência, que são os sentidos invariantes das entrevistas, que apareceram e foram destaque nas falas de todas as participantes Como resultado, encontramos três constituintes denominados de: a) incômodo com a desigualdade social; b) compromisso com a formação, profissão e mudança da realidade social desigual e c) disponibilidade e abertura para as experiências relacionadas à construção da própria carreira e do SUAS Através dos relatos foi possível observar que as entrevistadas foram protagonistas da história de construção e formalização do Sistema Único de Assistência Social na cidade de Londrina Foi elencada a importância do papel de familiares, colegas e gestão no processo formativo, assim como alguns desafios enfrentados ao se trabalhar em políticas públicas Quanto às categorias, o sentimento de incômodo encontra-se correlacionado com uma postura de empatia e autoconhecimento; o compromisso com a formação, trouxe um debate sobre os estudos formais, as características dos trabalhadores que atualmente ainda se deparam com estereótipos da caridade e feminilização da profissão além de um breve histórico da profissão de Serviço Social Por fim, o constituinte da disponibilidade e abertura nos mostrou que todas as entrevistadas se aventuraram na construção da sua própria formação dentro das possibilidades que lhes eram apresentadas, sendo que a perspectiva da garantia de direitos configurou-se como um motivador para a atuação no SUAS Como conclusão, os três elementos – incômodo, compromisso e disponibilidade - fizeram parte do histórico de vida das assistentes sociais e possibilitaram ações de desenvolvimento de projeto existencial que englobou a construção da formação profissional individual e ao mesmo tempo da Assistência Social como política pública a nível municipal, estadual e federal Consideramos que a realização da pesquisa com profissionais que já estão há mais de vinte e cinco anos na profissão trouxe um olhar em retrospecto para a retomada das experiências de vida e correlação com a formação profissionalAssistentes sociaisFormaçãoSistema Único de Assistência Social (SUAS)Políticas públicasAssistência socialSocial workers - TrainingSingle Social Assistance System (SUAS)Public policiesSocial Assistance - PsychologyExperiências de vida como elemento formador de assistentes sociais do SUASDissertação