Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]Sales, Karla Fernanda Suenson2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11985Resumo: O fracasso escolar tem sido o foco de diversos estudos e teorias existentes O presente estudo teve por objetivo geral investigar as causas que os professores de matemática atribuem pelo fracasso de seus alunos, comparando-as com percepções desses últimos tanto em relação a si próprios como em relação a comportamentos de seus professores Como objetivos específicos buscou-se avaliar as autopercepções dos próprios alunos que enfrentam fracasso em matemática, quanto a capacidade, conhecimentos de base e uso de estratégias de aprendizagem; a motivação atual dos estudantes que já enfrentaram fracasso em matemática; a percepção do feedback atribuicional recebido de seus professores e os comportamentos dele derivados; as atribuições causais que professores fazem em relação aos seus alunos em situação de reprovação e a relação entre as diferentes percepções dos alunos e as atribuições causais de seus professores A abordagem teórica utilizada nessa investigação foi a Teoria das Atribuições Causais, proposta por Bernard Weiner, com foco nas atribuições interpessoais Participaram do estudo cinco professores de matemática e 47 de seus estudantes, matriculados em uma Escola Estadual de grande porte do norte do Paraná Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um para alunos e outro para professores, em escala Likert Como resultados foram encontrados que os alunos que já reprovaram em matemática possuem autopercepção negativa de capacidade mais alta do que os que nunca reprovaram As meninas e os meninos não repetentes perceberam mais positivamente seu professor de matemática do que os alunos que já reprovaram; os que nunca enfrentaram reprovação também apresentaram-se mais motivados para a referida disciplina Alunos que enfrentaram fracasso demonstraram percepção negativa de seu professor, mais do que os que nunca fracassaram Os meninos repetentes acreditam que seu professor possui expectativa negativa em relação a eles, seguido pelo grupo de meninas repetentes Os professores, mais que seus alunos, atribuíram o fracasso principalmente à falta de motivação, falta de base anterior, falta de apoio familiar e falta de estratégias Os meninos que já reprovaram atribuíram seu fracasso à falta de capacidade, mais que seus professores Por outro lado os docentes demonstraram expectativas negativas mais altas que seus estudantes Foram realizadas algumas sugestões para a prática educacional, com o objetivo de favorecer atribuições voltadas a causas controláveisFracasso escolarMatemáticaTeoria das atribuições causaisMotivação na educaçãoSchool failureTheory of causal attributionsMotivation in educationMathematics - Study and teachingAs atribuições causais de professores por fracasso escolar em matemática : comparação com percepções de seus alunosDissertação