Zancanaro, Lourenço [Orientador]Nunes, Marco Antônio Oliveira2024-05-012024-05-012011.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11501Resumo: A reflexão concernente à possibilidade de reinvenção permanente de práticas educativas, radicalmente, democráticas para a emancipação remete a construção, reconstrução e solidificação de princípios e bases sólidas, como possibilidade de mediação praxiológica para o exercício integral da cidadania Desse entendimento, por meio de análises conceituais, esta pesquisa busca compreender a autonomia como pressuposto ético-educacional, alinhavada com a tradição moderna expressa no pensamento de Kant, tendo como carro chefe o humanismo dialógico de Paulo Freire Identificando neste, a essência radical ético-normativa da inserção, permanência e desenvolvimento de homens e mulheres no e com o mundo como fundamento diretivo das ações em vias de emancipaçãoEducaçãoFilosofiaEducaçãoPedagogiaEducaçãoPhilosophyEducation moralEducationAutonomia como pressuposto ético para a educação : uma leitura de Paulo FreireDissertação