Moraes, Dirce Aparecida Foletto deGonçalves, Amanda Presente2025-06-252025-06-252025-02-21https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18879Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa 2, “Docência: Saberes e Práticas”, no núcleo 2, “Ações Docentes”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estando sua discussão atrelada ao grupo de estudos “Didática, Aprendizagem e Tecnologia” (DidaTic). As tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas em vários setores da sociedade contemporânea, incluindo a educação escolar. Mas diante de tantas práticas vivenciadas no contexto educativo com os dispositivos digitais, fica difícil identificar aquelas consideradas boas práticas, capazes de possibilitar experiências de aprendizagem. Nessa direção, a pesquisa tem por objetivo investigar experiências consideradas como boas práticas com as tecnologias digitais, à luz da Teoria da Cognição Distribuída, na disciplina de química no ensino médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade exploratória e explicativa, e foi realizada por meio de entrevista narrativa com professores que ministram a disciplina de química. Os resultados indicam, mesmo que de forma sutil, boas práticas de ensino com o uso de ferramentas digitais nas práticas dos entrevistados, na medida em que suas experiências apresentaram indícios de autoria, interatividade, parceria intelectual e colaboração. Os dados demonstram que os participantes têm familiaridade com os dispositivos digitais, a partir de experiências advindas da formação inicial, fator que contribui para indícios de boas práticas, mesmo diante das dificuldades referentes ao uso efetivo de ferramentas digitais na disciplina de química relacionadas às exigências impostas pelo governo do estado do Paraná. A pesquisa revela, ainda, que os professores entrevistados conhecem as especificidades de seus alunos e também da sociedade que os envolve, portanto, entendem que o uso de tecnologias pode favorecer boas práticas com as tecnologias digitais e um aprendizado significativo na disciplina de química.porEducação Escolar Londrina (PR)Tecnologias DigitaisBoas PráticasEnsino de QuímicaTeoria da Cognição DistribuídaAprendizagemEnsino médio ParanáFormação inicial do professor ParanáBoas Práticas com Tecnologias Digitais na Disciplina de Química no Ensino Médio à Luz da Teoria da Cognição DistribuídaGood Practices with Digital Technologies in the Chemistry Subject in High School in Light of the Theory of Distributed CognitionDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoSchool Education Londrina (PR)Digital TechnologiesGood PracticesChemistry TeachingTheory of Distributed CognitionChemical Study and teachingLearningHigh school ParanaInitial teacher training Paraná