Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Tomazini, Elizabete Cristina de Souza2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9447Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e as possíveis apropriações por esses sujeitos sobre os pressupostos da Educação Histórica no que se refere ao ensino de História, de maneira a poder interferir na formação desses futuros profissionais da área de História Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que contemplou o subprojeto de História do referido programa entre os anos de 211 e 213, pelo fato de nesse período terem sido realizadas atividades pensadas a partir de diálogos com a Teoria da Educação Histórica Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (21a;211), defendem que devemos ter um olhar atento sobre a formação inicial ofertada graduandos Sobre esse tema, recorremos aos estudos de Nóvoa (1992), Saviani (29), Cainelli (22), (29), Ramos (211), bem como escolhemos realizar esta pesquisa a partir da Metodologia Qualitativa, que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dados, incorporando aquelas mais adequadas à investigação Como fonte da nossa análise, optamos por documentos produzidos pelos alunos (bolsistas) durante sua participação no programa como relatórios e artigos publicados em revista científica voltada para o ensino de História Posteriormente, realizamos uma investigação por meio de questionários semiestruturados aplicados em dois momentos da pesquisa, durante um estudo piloto e durante o estudo principal Com esse procedimento, buscamos identificar como se deu a apropriação de alguns conceitos teóricos que os egressos do PIBID tinham acerca da docência em História Recorremos também a dados provenientes de uma entrevista com ex-pibidianos que assumiram a função de professores da Educação Básica para investigarmos como estes se utilizaram de conceitos da Educação Histórica em suas aulas, em especial na aula-oficina Conceitos esses propostos por Lee (21), Barca (24a) e Schmidt (29) tais como conhecimentos prévios, conteúdos substantivos e de segunda ordem Como resultado, esta pesquisa traz contribuições para as reflexões sobre a formação inicial de professores de História, no sentido de entender que é necessário integrar os conhecimentos teóricos e práticos nos currículos dos cursos de licenciatura Tais reflexões perpassaram o planejamento das atividades bem como o processo de intervenção didática no subprojeto do PIBID investigado A Educação Histórica entende o professor como um pesquisador social (BARCA, 24a), desse modo, esperamos que esta pesquisa fomente discussões e futuras pesquisas acerca da necessidade de futuros professores de História, inseridos em um contexto real de atuação, ocuparem o papel de agentes em seu processo de formaçãoProfessoresFormaçãoEducação históricaHistóriaEstudo e ensinoTeacher trainingHistoryStudy and teachingAprender a ser professor : contribuições da educação histórica na formação inicial de professores (PIBID História / UEL 2011-2013)Dissertação