Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]Rorato, Déborah Caroline Cardoso Pereira2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15422Resumo: Tendo em vista o aumento no número de professores mestres, em contraposição à chamada crise das licenciaturas, o objetivo desta pesquisa é investigar de que maneira um curso stricto sensu em nível de mestrado opera na (re)construção das identidades de professores Para isso, os dados foram gerados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas com 13 alunos egressos do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, em 213 e 214, que realizaram seus estudos entre os anos de 27 e 213 Essa pesquisa, de cunho qualitativo, está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH 1992, 23), que visa uma leitura crítica para a interpretação de crenças e identidades, e do Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 25) e da teoria da Transitividade (HALLIDAY, 24; CUNHA; SOUZA, 211) como categorias analíticas A identidade é vista como múltipla (TELLES, 24), um construto social, histórico e cultural (HALL, 26), capaz de ser representado pelo discurso (FAIRCLOUGH, 23) A partir da análise, evidenciou-se que ao ingressar no curso de mestrado novas identidades são desenvolvidas dentro de um continuum entre as identidades de aluno, professor e pesquisador, que podem ocasionar uma benéfica crise identitária (HALL, 26), pois a capacidade de mudança e adaptação torna o indivíduo mais completo Enfatizo também que investigar a história e as identidades docentes pode contribuir para o fortalecimento desta profissão e da autoestima desses profissionais, tanto em relação a bens simbólicos como bens econômicos (ARANHA; SOUZA, 213)ProfessoresIdentidadeProfessoresFormaçãoAnálise crítica do discursoCritical discourse analysisAs identidades profissionais docentes em construção : representações de professores egressos de um curso de pós-graduaçãoDissertação