Andrade, Otávio Goes de [Orientador]Barrios, Raquel Bicalho de Carvalho2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16601Resumo: Essa investigação de mestrado está ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada, na qual tenho como objetivos gerais (a) analisar o processo de implementação da Lei nº 11161 com base nos referenciais analíticos da abordagem do Ciclo de Políticas de Ball interpretados por Mainardes (26) e (b) examinar a concretização dessa e de outras políticas públicas em um curso universitário de formação docente da instituição mencionada, tanto no que se refere à organização e construção da licenciatura, quanto à atuação dos seus professores como agentes políticos Utilizo como referencial teórico autores que tratam sobre políticas públicas (entre os quais estão HÖFLING, 21; MELO, 1999 e SOUZA, 26); políticas educacionais (como CRISTOFOLI, 21 e OLIVEIRA, 21) e políticas linguísticas (CALVET, 27; CASTILHO, 214; RECUERO, 214), assim como documentos legais que versam sobre a educação ou sobre o ensino de espanhol, sendo eles: Constituição Federal (1988); Constituição Estadual (1989); Decreto-Lei nº 1989 (1931); Decreto-Lei nº 4244 (1942); Lei de Diretrizes e Bases (1961, 1971 e 1996); Lei nº 11161 (25) e Lei nº 13415 (216) A pesquisa em pauta é de cunho qualitativo, segue os pressupostos do paradigma interpretativista e tem como instrumentos de, respectivamente, levantamento e geração de dados, a análise documental e o questionário No que cerne ao primeiro, me baseio em aspectos da abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen J Ball e seus colaboradores para avaliar a elaboração e implementação da “lei do espanhol” e também para examinar a concretização dessa e de outras políticas no curso de formação docente considerado No que compete ao questionário, este estava composto por nove perguntas e foi aplicado, nos meses de agosto e setembro de 217, a todos os professores que atuam ou atuaram na licenciatura em questão Obtive 1 respostas e, com base nelas e na análise de documentos referentes ao curso superior examinado, pude (re)construir o histórico dessa licenciatura e relacioná-lo com as políticas públicas sancionadas no país, além de identificar a atuação desses profissionais perante as políticas instauradas Entre os resultados encontrados, destaco que as informações discutidas são alarmantes e indicam a inexistência em nosso país de uma política pública concreta e eficaz em relação ao ensino de espanhol Assim, pretendo com esse texto contribuir não só para incentivar mais estudos na área e para promover uma problematização sobre como as políticas públicas voltadas ao ensino de espanhol no Brasil vem sendo implantadas, mas também para fomentar uma reflexão sobre como todo o processo que envolve esta implementação repercute/pode repercutir na valorização ou depreciação do castelhano, nos cursos de formação docente, no mercado de trabalho no qual atuam/atuarão esses profissionais, em suas expectativas em relação à profissão e na ação dos docentes formadores como agentes políticosLíngua espanholaEstudo e ensinoPolíticas públicasProfessoresFormaçãoForeign speakersPublic policyTeacher trainingSpanish language - Study and teachingPolíticas públicas e ensino de espanhol no Brasil : entre a instauração e a real implementaçãoDissertação