Cordeiro, Sandra Maria AlmeidaLima, João Francisco Ferraz de2024-09-272024-09-272022-09-06https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17811As políticas públicas sociais no Brasil tiveram grande avanço após a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente a partir de sua criação, define que crianças e adolescentes tornam-se sujeitos de direitos. O acolhimento institucional consiste no afastamento temporário da criança ou adolescente do convívio familiar, e se concretiza através de casa-lar, em famílias acolhedoras ou em acolhimentos institucionais, sendo esse o foco desse estudo. A partir dessa medida protetiva, o estudo estabeleceu como objetivo geral desvendar o processo de escolarização de adolescentes em acolhimento institucional da Região Metropolitana de Londrina. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com revisão bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa aponta algumas percepções como as dificuldades enfrentadas pelas instituições de acolhimento em dialogar com a rede, por não entenderem que as demandas de adolescente em acolhimento são específicas e tem que ter um olhar diferenciado sem julgamento e receber os acolhidos de forma mais aberta possível. E ainda um grande desafio diz respeito a consequência do uso abusivo de substancia psicoativas para as famílias e os adolescentes.porAcolhimento institucionalEducaçãoEstatuto da criança e adolescenteEducação do adolescenteAdolescente - EscolarizaçãoAssistência a menoresO processo de escolarização dos adolescentes em acolhimento institucional da região metropolitana de LondrinaThe schooling process of adolescents in institutional reception in the metropolitan region of LondrinaDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialCiências Sociais Aplicadas - Serviço SocialInstitutional receptionEducationChildren and adolescents statuteAdolescent educationAdolescent - SchoolingChild welfare