Pereira, Adriana Castreghini de Freitas [Orientador]Nascimento, Edson José do2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16878Resumo: Novas práticas de ensino são bem-vindas, uma vez que a educação deve caminhar sob olhar atento às transformações que ocorrem na sociedade atual, onde a informação circula rapidamente Portanto, tornar as aulas mais atraentes e envolver os estudantes na tarefa de aprender e compreender os conteúdos em sua realidade é fundamental para uma boa aprendizagem Nesse sentido, esta pesquisa procurou analisar o material didático utilizado no ensino de Geografia, nas escolas públicas e privadas de Ibiporã/PR; o Caderno de Expectativas do Paraná, para a disciplina de Geografia: Os conteúdos a nível nacional, para o 7º ano, sobre as pequenas cidades, com o propósito de verificar se as temáticas são tratadas de modo que os estudantes se reconheçam e reconheça seu espaço de vivência nesses conteúdos, como referência para as temáticas geográficas As temáticas trabalhadas foram: campo e cidade (no Paraná e no Brasil); tecnologia e agropecuária; o Brasil urbano; a urbanização; cartografia na aplicação prática e aulas de campo Como proposta em colaboração com o Ensino Fundamental, buscou-se apresentar possíveis conteúdos para se trabalhar a pequena cidade, considerando o espaço de vivência do aluno nas aulas teóricas e como práticas de campo, com uso de mapas, maquetes, GPS, websites, Datashow, em aulas teóricas e práticas, onde se busca trabalhar a Paisagem, com imagens que mostram desde o início de Ibiporã ate os dias atuais, comparando como foi e como é hoje a cidade de Ibiporã, ainda considerando a Conurbação, Ibiporã/Londrina/Cambé, como ela surgiu, e o porquê das conurbações em certas regiões Realizou-se também um trabalho de campo, considerando o espaço da fazenda Santa Terezinha, campo experimental da Embrapa Soja em Londrina/PR, o Território como forma de poder e em diferentes níveis, federal, estadual, municipal e paralelo e ainda o controle das Fronteiras Ainda buscou-se trabalhar os imigrantes e migrantes que colonizaram o Estado do Paraná, influenciando sua cultura, e a pequena cidade de Ibiporã, que será demonstrada através de uma maquete, além da possibilidade de se trabalhar na pequena cidade, com seus possíveis planos de aulasGeografiaCartografiaEstudo e ensinoGeografiaEstudo e ensinoStudy and teachingStudy and teachingGeography - EnvironmentCartography - Geography - EnvironmentIbiporã (PR)Study and teachingContribuições para o ensino da geografia de Ibiporã/PRDissertação