Solci, Maria Cristina [Orientador]Santos, Débora Rejane Fernandes dos2024-05-012024-05-012016.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8372Resumo: A qualidade do ar de interiores (QAI) pode ser afetada por diversos fatores químicos e físicos como a presença de substâncias indesejáveis em suspensão no ar As salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar de interior Diante do exposto, a preocupação em estudar a poluição gerada ou acumulada em salas de aula faz-se necessário para conhecer a concentração desses poluentes, bem como sua composição inorgânica Este estudo teve como objetivo geral avaliar a qualidade do ar interno em sala de aula de escola pública comparando com a do ambiente externo por meio da investigação sobre a composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho em escala micrométrica A amostragem foi realizada no período de 2 de agosto a 4 de setembro de 215 no município de Jacarezinho, Paraná no interior de uma sala de aula de escola pública (Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho), sendo sua localização em área suburbana prevalecendo em seu entorno área industrial, agrícola e desprovimento de estrutura urbana como pavimentação Foram analisadas as concentrações de material particulado grosso e fino utilizando como substrato filtros de fibra de vidro e calculando sua massa por gravimetria e a composição inorgânica efetuada por cromatografia de íons Os dados obtidos indicam forte presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µgm3 (MP2,5) particulado fino e 47,1 µgm3 (MP1) particulado grosso encontrados no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP1 foi de 29,5 µgm3 As concentrações de material particulado podem ser oriundas de fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação, mostrando que a região tem proporcionado influência negativa na qualidade do ar interior e exterior da escola As concentrações em massa de íons inorgânicos solúveis em água predominantes foram sulfato (SO42-), nitrato (NO3-), cloreto (Cl-) e fosfato (PO43-) para todas as distribuições de tamanho amostradas Os dados obtidos nos estágios de impactação mostraram distribuição nas modas de nucleação, acumulação e moda grosseira O diagnóstico que se obtém desses dados comparando com os dias úteis com o fim de semana, mostraram elevada concentração nos dias úteis com média de 53,7 µg m-3 em comparação com o fim de semana que apresentou concentração de 29,3 µg m-3Química atmosféricaÍonsConcentraçãoEscolas públicasArAtmospheric chemistryIonsPublic schoolsAir qualityAirPollutionConcentrationAir qualityStandardsQualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola públicaDissertação