Savioli, Angela Marta Pereira das DoresSemente, Ezequiel Elias Forma2025-03-132025-03-132023-10-16https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18632Este estudo, de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, analisa as representações de funções por diagramas de Venn-Euler e de gráficos e a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem como um meio auxiliar no processo de ensino do conceito de funções. O objetivo da pesquisa foi verificar erros e dificuldades de estudantes, a respeito das formas de representação de funções em diagramas e gráficos, na 8ª classe do Ensino Secundário Geral de Quelimane, Moçambique. O programa de ensino e o caderno de atividades mereceram um destaque. Os dados foram coletados a partir da aplicação de tarefas diagnósticas e de tarefas pós-aplicação de uma oficina; além disso, foram analisadas falas dos estudantes produzidas durante a oficina. Foi desenvolvida uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem ampliada para auxiliar no ensino e aprendizagem do conceito de funções. O estudo foi realizado com uma turma de 40 alunos da 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola Secundaria Geral de Quelimane. Deste modo, conclui-se que os estudantes, na resolução de tarefas diagnósticas, cometeram erros conceituais, de definição, de associação incorreta de fatos, erro estratégico e de linguagem. Com o desenvolvimento das atividades propostas pela oficina, verificou-se melhora nas tarefas com a redução dos erros, prevalecendo, pós-aplicação das tarefas, os erros cometidos por equívocos, de linguagem e de associação incorreta de fatos.porFunçõesTrajetória hipotética de aprendizagemEnsino da matemáticaErros e dificuldadesMatemática - Estudo e ensinoFunções (Matemática)Ensino secundárioAprendizagemMatemática na oficinaUma trajetória hipotética de aprendizagem auxiliando o reconhecimento de funções por meio de representações : análise de erros e dificuldades em tarefas na 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola de Quelimane – MoçambiqueA hypothetical learning trajectory helping to recognize functions through representations : analysis of errors and difficulties in tasks in the 8th grade in the 1st cycle of General Secondary Education at a School in Quelimane-MozambiqueDissertaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaFunctionsHypothetical learning trajectoryTeaching mathematicsErrors and difficultiesMathematics - Study and teachingFunctions (Mathematics)Secondary educationLearningShop mathematics