Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]Costa, Amanda Luiza Aceituno da2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13787Resumo: O processo de tornar-se professor é marcado por diversas etapas formativas O professor inicia seu processo de aquisição de conhecimentos necessários à docência durante sua experiência enquanto aluno da educação básica, suas crenças, sua história familiar e vivências pessoais Ao ingressar na universidade, esta tem a função de reorganizar esses conhecimentos do senso comum É da formação inicial a responsabilidade de reestruturar esses conhecimentos prévios dos futuros professores ao mesmo tempo em que apresenta conhecimentos científicos e pedagógicos necessários para o ensino Além da trajetória de vida do professor, anterior a graduação, é importante considerar a etapa posterior à formação inicial como importante etapa constituinte do processo formativo Durante o desenrolar da carreira, seus conhecimentos continuam em processo de contínua construção, reconstrução, relações e reflexão Entretanto, como ocorre o aprendizado da docência a partir da experiência, em especial como o processo de iniciação na docência favorece a consolidação da profissão é o que pretende ser pesquisado no presente estudo Para tanto, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa no qual foi realizado entrevistas com 1 professores iniciantes de Educação Física e posteriormente será realizada a observação de três desses professores com o propósito de encontrar como ocorre o processo de consolidação da docência em especial dos professores iniciantes de Educação FísicaEducaçãoFormação de professoresProfessoresFormaçãoPrática de ensinoTeacher trainingPractice teachingTeacher trainingPhysical education - HistoryEducationConstruindo saberes a partir do exercício da docência : o processo de aprendizagem do profesor iniciante de educação físicaDissertação