Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Nardy, Mariana2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16993Resumo: A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentávelCiênciaEstudo e ensinoEducação ambientalProteção ambientalConceitosScienceEnvironmental educationEnvironmental protectionPsychology of learningConceptsStudy and teachingAprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambientalDissertação